quarta-feira, 15 de junho de 2011

FATOS - Notícias da Época (de 22/08/1968): INVASÃO DA TCHECOSLOVÁQUIA

" TROPAS SOVIÉTICAS OCUPAM PRAGA "


"A URSS consolidou hoje a invasão da Tchecoslováquia (iniciada na noite de anteontem) com a entrada de tanques na Capital.
Todos os pontos estratégicos do país já estão ocupados pelas forças do Pacto de Varsóvia: União Soviética (líder), Alemanha Oriental e Polônia.



 mapa da invasão


 
Os líderes tchecos foram presos e um novo governo já foi formado por Moscou. Chegam notícias de dezenas de civis mortos.




 tanque russo no centro da cidade
 



Estados Unidos, Grã Bretanha e França reagiram duramente ao triste acontecimento exigindo imediata saída das tropas. A ONU convocou reunião de emergência para tratar do assunto.  Um clima de tensão se espalha pelo mundo todo.
A invasão foi uma reação do bloco comunista comandado pelos russos (do qual o país invadido faz parte) ao movimento de liberalização política do regime socialista tcheco.



 os tanques e o povo


As reformas foram comandadas por ALEXANDER DUBCEK, Chefe de Estado e líder do Partido Comunista da Tchecoslováquia. Esse processo de mudanças (agora abortado violentamente) durou seis meses e era chamado de "Primavera de Praga". Objetivava, com a abertura política, maior liberdade para o cidadão tcheco (coisa impensavel nos países da "Cortina de Ferro").



Alexander Dubcek








Nenhum comentário: