terça-feira, 30 de novembro de 2010

FATOS - Notícias da Época - Crise de Cuba (Em 30 de outubro de 1962)

"ALÍVIO: URSS RETIRA OS FOGUETES DE CUBA"


Terminou ontem um dos mais importantes e perigosos episódios de confrontação envolvendo as duas superpotências mundiais EUA e URSS, que poderia ter levado à deflagração da 3ª Guerra Mundial: a crise dos mísseis de Cuba.
Mensagens trocadas entre Kennedy e Kruschev selaram o acordo.




No último dia 14 avião espião americano fotografou plataformas de lançamento e mísseis soviéticos em Cuba.






Dias depois os Estados Unidos consideraram esse fato como ato de guerra e a população foi alertada para possível ataque russo de proporção arrazadora.
Ao mesmo tempo, o governo anuncia o bloqueio naval à ilha (para impedir o desembarque de nova remessa de equipamento militar que estava a caminho) e a exigência da  retirada dos mísseis já instalados.


 


Mas, a frota russa continuava aproximando-se! O enfrentamento das duas Marinhas era iminente! Os dois países estavam à beira de um conflito nuclear! A ONU intermediava as intensíssimas negociações.Os dias avançavam e as embarcaçõe soviéticas também.
Até que, no dia de ontem, os dois  mandatários chegaram a um acordo para evitar a confrontação: o regresso dos navios russos (antes da zona de bloqueio), o desmantelamento das plataformas e retirada os mísseis das bases cubanas. Aos americanos coube: o compromisso de não invasão da ilha (como tentaram em abril do ano passado, na fracassada operação chamada "Invasão da Baía dos Porcos") e o término do bloqueio.
Estudiosos da relação russo-americana acham que Kennedy cedeu mais do que foi divulgado. Acreditam que Kruschev aproveitaria para sair em vantagem, incluindo outros aspectos (ainda não tornados públicos) nas conversações.



Mais notícias aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.



Nenhum comentário: