segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ESTANTE DE LIVROS: "A MURALHA"

Nossa Estante recebe mais uma importante obra. Desta vez da grande escritora paulista DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ (falecida em 1982) que foi membro da Academia Brasileira de Letras.
Escrito em 1954, é um romance histórico que se situa no séc. XVII e mostra os dramas e luta dos bandeirantes (e suas famílias) no desbravamento de terras então desconhecidas.


Livro de 1954 (1ª edição)



Pessoas endurecidas pelas perigosas aventuras, eles partiam em busca de riquezas e índios (para venda como escravos) vivendo momentos de bravura, paixão e ódio.
Com isso iam adentrando no interior do Brasil, a partir do povoado de São Paulo de Piratininga (nascido em 1554, com a construção de um colégio de jesuítas).



edição de 1961




Mas, primeiramente, tinham que vencer a grande MURALHA que se erguia à sua frente quando desenbarcavam das caravelas que chegavam de Portugal: a Serra do Mar.
Este livro foi uma homenagem da autora ao IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo.


Conheça outros livros da Estante clicando nos nomes dos escritores:








2 comentários:

Samantha disse...

Olá!
Sou jornalista e mestranda em literatura e minha dissertação tem como tema a obra A Muralha e suas adaptações para a TV. Estou procurando o livro em edição original, ou o mais próximo possível dele e ainda informações sobre as adaptações feitas na década de 60 nas TVs extintas Tupi e Excelsior. Qualquer informação qu tivesres e puderes me passar, eu agradeço!
Atenciosamente,
Samantha Borges.

"blcamargo" disse...

Olá Samantha. Infelizmente não tenho como ajudar-lhe. Lamento mesmo. Desejo sucesso em sua tese. Abração