quinta-feira, 30 de junho de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "DOUTOR JIVAGO" (Boris Pasternak)

Este famosíssimo romance ("Dr. Jivago") foi escrito pelo romancista e poeta russo Boris Pasternak, em 1958. Por encerrar fortes críticas ao regime comunista, este livro foi proibido pelo governo da União Soviética.


1962



Sua publicação só acabou ocorrendo na Itália e graças a um editor daquele país que havia contrabandeado os originais (com a aquiescência do autor) nesse mesmo ano.
Por essa edição o livro tornou-se um best-seller e rendeu ao escritor o Prêmio Nobel de Literatura-1958.


1959



Novamente perseguido pelas autoridades russas, além de não ser autorizado a deixar o país para  receber tal distinção, ainda foi obrigado a renunciar a ela.
O livro relata um drama humano ambientado no caos da Rússia do início até a metade do Século XX (passando pela Primeira Guerra Mundial e Revolução Bolchevique).
Bem no meio desse turbilhão os pesonagens vivem difíceis momentos. O jovem e rico médico Dr. Jivago é separado de sua esposa (TANIA) e acaba se apaixonando por LARA


1958



Mas não é tão simples e superficial assim. Trata-se de uma história intensa e emocionante que narra o sofrimento físico e espiritual vivido por elas.
Em 1965 foi parar no cinema. Sua música "Tema de Lara" (bem como o filme) foi sucesso mundial. Só em 1989 esse livro teve sua publicação autorizada na Rússia.


Outros livros da Estante:   As Vinhas da Ira / Lolita   -   Monteiro Lobato   -  Olhai os Lírios do Campo

Nenhum comentário: