quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "As Vinhas da Ira" - "Lolita"

Mais duas grandes obras para nossa prateleira:


"AS VINHAS DA IRA"


Lançado em 1939,  rendeu ao seu autor (JOHN STEINBECK) o principal prêmio da literatura norte-americana daquele ano: o "PULITZER".
Narra passagens da vida sofrida de pequenos fazendeiros na recessão econômica da Grande Depressão que os Estados Unidos viveram de 1929 a 1939.
Mostra as agruras porque passam os membros da numerosa família JOAD que, para fugir da pobreza e fome,  deixam seu lar em busca de trabalho (colheita) em região distante e desconhecida.



 1967

        
 
Endividados por colheita arruinada, eles perdem a fazenda para os bancos credores. Então, juntam suas poucas economias e, num carro velho abarrotado de suas tralhas, partem numa longa viagem de dificultade e sofrimento à procura da sobrevivência. Mas não estão só. Por todo o caminho levas e mais levas de retirantes também perseguem o mesmo objetivo, formando um grande êxodo de miseráveis à procura da terra da fartura (as plantações da Califórnia).
Mas lá chegando, após muitos dias na estrada, eles vêem que a realidade não é bem o que esperavam.
Esse livro foi levado ao cinema em 1940, com o grande ator Henry Fonda no papel principal.




"LOLITA"


Do escritor russo VLADIMIR NABOKOV, foi publicado em 1955. Por boa parte da crítica é considerado um dos clássicos da literatura do século XX. Para muitos, porém, apenas uma história vulgar e pornográfica!
Relata a história arrojada e desesperada de um professor de meia-idade (HUMBERT) que se apaixona intensamente por uma garotinha de 12 anos (LOLITA). Ela é filha da dona da pensão onde ele mora, com quem chega a se casar para só para ficar perto da menina.



1959



Nada mais é que a história da relação obcessiva de um pedófilo com uma menina (não tão inocente assim)  recheada de dramaticidade e violência psicológica. 
Antes de ser lançada, a publicação desse livro foi recusada por diversas editoras.
Apesar de polêmica, esse drama  foi filmado para o cinema  em 1962 e refilmado em 1997.

Clique nos títulos/autores para pegar outros livros da Estante:  Monteiro Lobato (I)   -   Bom Dia, Tristeza   -   Monteiro Lobato (II)   -   A Madona de Cedro   -   Meu Pé de Laranja Lima   -   Por Quem os Sinos Dobram   -   A Caldeira do Diabo   -   000 Contra Moscou   -   Gabriela, Cravo e Canela   -   Quarto de Despejo   -   Monteiro Lobato (III)



Nenhum comentário: