sexta-feira, 15 de abril de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "O MINOTAURO" E "HISTÓRIA DAS INVENÇÕES"

Nossa Estante é enriquecida com mais estas duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato:


"O MINOTAURO"


Lançado em 1939  este livro nos transporta até a Grécia Antiga, em companhia de Dona Benta, Pedrinho, Emília, Narizinho, Tia Anastácia  e Visconde. E o que eles estavam fazendo lá? É simples:
Por ocasião da festa de casamento de Branca de Neve (com o nosso conhecido Príncipe) os convidados sofrem "terrível" ataque de monstros. Passado o perigo, o pessoal nota que Tia Anastácia desapareceu. Não é encontrada em nenhum lugar! Então, percebem que ela foi sequestrada pelos invasores. E essa turma da "pesada" vai à Grécia para salvá-la! (não é mesmo simples?)



Edição de 1957




É uma jornada mágica de que participam criaturas mitológicas, oráculos, Minotauro, Esfinge, Labirinto de Creta, e outros símbolos que povoaram nossa infância nos anos 50.



"HISTÓRIA DAS INVENÇÕES"



A primeira edição foi publicada em 1935.
Como as demais obras de Lobato dirigida ao público  infanto-juvenil (que fazia a alegria dos adultos também), esta ensina através do divertimento (para ser educativo não precisa ser chato!).
Pedrinho e Narizinho ouvem as explicações de Dona Benta sobre como surgiram as grandes invenções da Humanidade  (e algumas pequenas). Do jeito dela, é claro! Estão lá: o avião, o telefone, a batedeira de bolo(!), o vidro, o automóvel, a Terra (!), o fósforo e muito mais.



Edição de 1957





Veja mais obras de Monteiro Lobato aqui e aqui. Aproveite para relembrar "A Madona de Cedro" e "O Advogado do Diabo"(aqui).

Nenhum comentário: