terça-feira, 15 de março de 2011

IMAGENS - Revista: "FILMELÂNDIA"

Nos anos 50, principalmente, a televisão ainda não tinha entrado pra valer na maioria dos lares brasileiros.
Seja  pela ainda fraca grade de programas, seja pelo custo proibitivo dos aparelhos ou pela falta de qualidade (ou ausência) dos sinais  para o interior das regiões e do país (imagem cheia de chuviscos).

1961


1956













Com isso, o cinema ocupava o lugar de destaque nas "atividades" da garotada, junto com os gibis.
Qualquer, ou quase, cidade(zinha) tinha seu cinema. Assistir filme era uma rotina de que não se abria mão (desde que o pai custeasse o ingresso e o filme não fosse proibido). Só era quebrada quando chegava um circo na cidade!

 

1961












Assistia-se de tudo. Dos idolatrados "seriados" até aqueles filmetes curtos (documentários), chamados na época de "shorts" (que a garotada apenas tolerava)!   
Toda essa pequena  introdução para ressaltar o significado de uma revista sobre cinema (mais precisamente sobre filmes) naqueles tempos. Com certeza essa revista contribui muito para a formação dos, ainda,  "cinéfilos" de hoje: FILMELÂNDIA.


1960/1961












Pertencia à mesma editora que publicava importantes gibis, a RGE (Rio Gráfica Editora), então de Roberto Marinho.
Circulou de 1954 a 1963 . Publicava pequenos resumos (algumas páginas) de enrêdo dos filmes que estavam ou iam passar nos cinemas. Tinha muitas fotos (em preto e branco) de cenas e cartazes. Colorido, mesmo, só as capas como as acima, que traziam, invariavelmente, artistas do cinema americano (com predominância, é claro, de atrizes). Formava uma grande galeria de cultuados astros e estrelas.
Como este blog (?), tinha mais imagens que textos, numa variada pauta de reportagens que incluia as letras de músicas das "películas" (como eram chamados os filmes, pelos entendidos da época).
Exercício para casa: Identificar os artistas das capas acima (é moleza!)


Clique nos títulos para ver outras revistas:

Almanaque do Pensamento   -   Sétimo Céu   -   Ecos Marianos   -   Quatro Rodas  -   Visão   -   Capricho

Casa e Jardim   -   Historinhas Semanais   -   Realidade   -   Intervalo   -   Jornal das Moças   -   X-9







Nenhum comentário: