terça-feira, 15 de março de 2011

ESTANTE DE LIVROS: José Mauro de Vasconcelos

Hoje nossa estante recebe mais dois livros. Agora, do importante escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos (que estreou na literatura em 1942).


"ROSINHA, MINHA CANOA"


De 1962, conta a história de "ZÉ OROCÓ", um matuto que vive feliz na floresta e na beirada do Rio Araguaia. Sua companhia de toda hora é uma canoa que o leva pra baixo e pra cima do grande rio. É a sua grande amiga com quem passa dos dias conversando e fazendo confidências e reflexões sobre a relação do Homem com a Natureza.
Por isso é considerado louco pelos "doutores" e internado no manicômio da cidade (longe de Rosinha, sua canoa).
Esta obra foi o primeiro sucesso de José Mauro de Vasconcelos, que faleceu em 1984.








"MEU PÉ DE LARANJA LIMA"



Escrito em 1968, foi parar na televisão e cinema em virtude do sucesso alcançado pelo livro.
Descreve a vida de dificuldades de "ZEZÉ", um garoto pobre de 6 anos que acaba se entretendo com uma pequena árvore de laranja lima no quintal de sua casa. Isso é uma fuga das privações porque passa e da falta de carinho dos pais e irmãos mais velhos.
Esse pé de laranja (que recebeu, até, nome: "Minguinho") é para o menino um amigo com quem pode fazer seus desabafos pela vida sofrida que leva.
O tempo vai passando e Zezé acaba conhecendo seu Manuel, um rico português, que se afeiçoa a ele e pretende adotá-lo.
Mas drásticas mudanças ocorrerão na vidinha do garoto: um acidente mata seu Manuel e o sonho de uma vida feliz acaba. Em seguida ele é informado que o pé de laranja lima (seu amigo confidente) será cortado. E o menino perde a vontade de viver. Mas não se preocupem, o final não é tão dramático como parece. Como o anterior, é um livro cheio de emoção.





Veja outros autores cujos livros estão na prateleira:








Nenhum comentário: