terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESTANTE DE LIVROS - O Tesouro de Tarzan / O Alienista / Por Quem os Sinos Dobram

Mais edições dos anos 50 e 60 para nossa Estante:


O TESOURO DE TARZAN


Publicado pela 1ª vez em 1916. O escritor Edgar Rice Burroughs escreveu dezenas de livros e contos com Tarzan.
Neste, malfeitores vão atrás de mina de ouro na cidade perdida de OPAR (na selva africana). Mas vão se defrontar com o homem-macaco.
Tem de tudo: o herói perde a memória, sacerdotiza de tribo feroz que matá-lo (por te-la rejeitado), Jane é raptada (para que Tarzan revele o local do tesouro) e outros "dramas".


1959




O ALIENISTA



De Machado de Assis. Escrito em 1882. O protagonista é um conceituado médico que entra no campo da psiquiatria e faz estudos sobre a loucura.
Obsecado, acaba internando no hospício quase toda a população da pequena cidade. Para ele qualquer reação é indício da doença. Após muitos percalsos ele "conclui" que o "germe" da loucura está latente no ser humano, esperando para se manifestar. O desfecho é inesperado.


1964




POR QUEM OS SINOS DOBRAM



Escrito em 1940, por Ernest Hemingway. Mostra os horrores da guerra entre irmãos (Guerra Civil Espanhola-1936/1939).
Tem por base a presença de um americano que veio lutar ao lado dos guerrilheiros e se envolve com uma jovem num romance impossível naquele cenário de violência e morte.
O título foi tirado de uma reflexão de poema inglês do século 16: Deve ser  lamentada a morte de qualquer homem, pois ele faz parte da humanidade! Por isso, não pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por você!


1969



Outras obras de nossa Estante:




Nenhum comentário: