terça-feira, 30 de novembro de 2010

IMAGENS - Anúncio: Edifício "COPAN"

Em 1951 um prédio foi projetado para representar a modernidade e pujança da cidade de S.Paulo. Era o EDIFÍCIO COPAN. Moderno, luxuoso e majestoso complexo hoteleiro na área central (Av. Ipiranga) com teatro, cinemas, restaurantes, dezenas de lojas, garagem subterrânea, etc. O orgulho (compreensível) é mostrado por frases ufanistas dos anúncios abaixo (de 1952): "Rockefeller Center de São Paulo", "obra do século" e "atração mundial".








Seria o símbolo da arquitetura moderna brasileira e um cartão postal da Capital. O arquiteto idealizador chamava-se Oscar Niemeyer e sua entrega faria parte do calendário de comemorações do IV Centenário, em 1954.






A construção, que começou em 1952, sofreu muitas atribulações: obra paralisada diversas vezes, destinação original alterada (que levou Niemeyer a afastar-se do empreendimento, como protesto), falência do banco investidor e outras vicissitudes.





Assim, a inauguração programada paras as festividades de 1954 foi por água abaixo. A conclusão definitiva só veio a ocorrer na metade dos anos 60 (com entrega parcial do prédio em 1962).
A grandiosidade e linhas sinuosas em forma de "S" mantém-no em posição de destaque até os dias de hoje, 60 anos após sua idealização.


Ei-lo em construção, "como uma onda".


Mais anúncios(1)     (2)     (3)     (4)     (5)





Nenhum comentário: