segunda-feira, 30 de agosto de 2010

IMAGENS - Velharia: Rádio Spica

Em 1958 chegou um dos primeiros radinhos de pilha que os brasileiros puderam usar.
Era o "Spica", que representava o que de mais novo havia no momento, com relação a aparelho transistorizado. Causava sensação, é claro. Mas era para poucos, pelo seu preço. Em virtude do tamanho e não ser elétrico, podia ser levado para qualquer lugar. Era o máximo!
Os modelos pioneiros eram envolvidos em um estojo de couro marrom, onde tinha gravada palavra "SPICA".
Vinham importados do Japão, onde começou a ser produzido no ano anterior. Os americanos haviam lançado o seu rádio portátil em 1954.
No início dos anos 60, os rádios de pilha "Mitsubishi" (também com capinha de couro marrom)  igualmente disputaram a preferência do pessoal.






Veja o radinho "Mitsubishi" aqui.

9 comentários:

Anônimo disse...

Foi meu peimeiro radinho....saudade.....

Anônimo disse...

Meu velho pai tinha um

Waldemar Araujo disse...

O fone de ouvido era p/ 1 ouvido. Não era estéreo. Apelidaram de "egoista" porque só você ouvia.

Raul carezzato disse...

Ouvi a copa do mundo de 1958 nesse radinho.

PY2255 SWL disse...

Procuro para compra ou troca ,volores reais do rádi.
Obrigado.
QSL do Brasil

Anônimo disse...

Tenho um spica original
Tem interesse?

Oliveira disse...

Colega apesar que Ondas Médias esta indo embora eu tenho interesse sim ,esse rádio foi o primeiro rádio que entrou na minha casa .
Depende do valor amigo.
Obrigado.
Oliveira

Anônimo disse...

Tenho um

Anônimo disse...

Ola tenho um estou vendendo a 250 reais , com fone