segunda-feira, 30 de agosto de 2010

IMAGENS - Velharia: Galocha

Antigamente era muito usada, principalmente nos anos 50 e 60. Era uma espécie de calçado de borracha bem fina e maleável que "vestia" os sapatos nos dias de chuva. Evitava que eles ficassem molhados ou sujos de barro.
Embora de uso generalizado, era mais comum nas cidades do interior , talvez pelo predomínio, na época, de ruas de terra e locais alagadiços.
Hoje em desuso (apesar de ainda ser encontrada em algumas regiões) a galocha passou a definir qualquer tipo de calçado (especialmente bota) feito de borracha para uso profissional e de proteção ao trabalhador.
Para as mulheres (mocinhas, moçoilas e nem tanto) a galocha, de plástico, indica acessório da moda ("fashion"), usada apenas para compor um estilo.



11 comentários:

Unknown disse...

que legal,ja tinha comentado com meu filho à respeito desta galocha,só que não encontrava nenhuma postagem ou figura para mostra-lo!!

Valeu!!!!!

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

havia uma outra tipo botinha de cano curto que fechavam com botões de pressão na lateral, eram muito graciosas...

Unknown disse...

Muito útil e pratico deveriam popularizar novamente .

Unknown disse...

Comentei com alguém,muito útil

Unknown disse...

estas galocha para sapatos masculino são recentes.existiu em 1950/60 um outro tipo que vcs não conseguem divulgar.

"blcamargo" disse...

Esse "outro tipo" a que se refere é justamente o focado nesta matéria! Portanto as comentadas e mostradas NÃO "são recentes" (justamente por existirem nos anos 50 e 60 como ressaltado no INÍCIO DO TEXTO. Agradecemos o comentário.

Unknown disse...

Se esiste ainda ate oje publica mais a esitencia da galocha pois no dia de hoje pouco se ouve e se ve por ai isto vai ser util

cecilio sessin disse...

Pruduto de grande utilidade! Ficou só na saudade, pois as chuvas atuais não molham, não encharcam mais os sapatos, as roupas.
A galocha que usávamos eram calçadas depois que se calçavam os sapatos, cobrindo-os.

Anônimo disse...

As galochas que conheci não tinham solados, eram colocadas sobre o calçado, confeccionadas com uma borracha macia.

Anônimo disse...

O chato de galocha usa 7 léguas.