segunda-feira, 30 de agosto de 2010

IMAGENS - Brinquedo: "Coleção Disquinho"

Não era bem um brinquedo, mas como era para a criançada ...
Foi lançada em 1960, pela gravadora Continental (que não mais existe há anos). Era composta por uma série de disquinhos coloridos de vinil (compactos de 33 rotações) que tinham narração e interpretação de fábulas clássicas conhecidas e outras historinhas infantis.
A parte musical de toda a coleção era feita por dois "monstros sagrados" da MPB: Braguinha (compositor famoso) e Radamés Gnattali (músico revrenciado).
Esses disquinhos repetiram aqui o sucesso que já faziam nos Estados Unidos.
Tinham capas coloridas e bem ilustradas que chamavam a atenção das crianças (e dos pais, que eram quem os compravam). Quantas zelosas e amorosas mães não deram uma paradinha nos seus afazeres para ouvi-los, com os filhos.
Dentre dezenas de títulos, registramos alguns: -A Formiguinha e a Neve -História da Baratinha -Festa no Céu -A Cigarra e a Formiga -Soldadinho de Chumbo -A Gata Borralheira.
Essa coleção foi relançada algumas vezes, com idêntico sucesso. Está completando 50 anos!









2 comentários:

Anônimo disse...

A coleção foi relançada em CD há alguns anos. Minhas filhas adoram! Seu site é o máximo, cheguei aqui procurando um rádio Spica, que minha mãe e meu tio compraram nos anos 50 economizando durante meses a diferença entre o dinheiro do bonde mais caro e o mais barato! Um abraço,
Ana.

"blcamargo" disse...

Obrigado pela visita. Que depoimento bonito, Ana! Os antigos nos dão lição até hoje.Gente valorosa.Meu pai comprou um radinho Mitsubishi, também com sacrifício no início dos anos 60. Volte sempre.
Grande abraço.