quinta-feira, 15 de julho de 2010

IMAGENS - Velharia: Maço de Cigarro

Muitos guardam ou já guardaram (de modo organizado ou não) coisas de uma mesma espécie, como hobby ou profissionalmente. Isso é colecionismo. Quem nunca colecionou algo na infância/adolescência? Nos anos 50 a garotada fazia muito disso, sem grandes pretenções e com coisas baratinhas ou que nada custavam (pois a "verba" era curta).
Era mais um juntamento de "trecos" do que uma coleção. Mas como divertia e ajudava a passar o tempo!
Não se exigia muito. Era só escolher o "tema" e começar a procurar. Qualquer coisa podia ser objeto de "armazenamento" (às vezes em lugares "secretos" do quarto ): figurinhas que vinham em bala, tampinhas de garrafa, brinquedinhos de brinde, fotos de artista do cinema americano, caixas de fósforo, chaveiros, rótulos de bebida, insetos mortos(?) e ...maços de cigarro! (os adultos chamavam tudo isso,"carinhosamente", de bagulho).
As carteiras de cigarro (como alguns chamavam) exerciam um fascínio muito grande na criançada. Não custavam nada, geralmente bem coloridas, fácil de encontrar e com uma profusão de marcas. Achar de uma marca estrangeira era o máximo!
Ninguém vivia revirando lixo à procura desses "tesouros". Eram achados jogados na rua e na calçada (atualmente os "sugismundos" tomaram jeito, um pouco). Essa procura na rua por maço de cigarro, hoje, seria inimaginável. Seria reprimida e abortada pelos pais. Naquela época, não. Era uma coisa muito natural. O cigarro estava presente no dia-a-dia das pessoas. Fumava-se em tudo quanto era lugar e ocasião, inclusive dentro de casa (brincando com os filhos, recebendo visitas, nas refeições, etc).
Mas, certamente, nenhum desses "colecionadores" mirins virou fumante quando adulto por guardar maços vazios!
Algumas marcas que existiam: Continental, Marusca, Finesse, Luiz XV, Colúmbia, Macedônia, Mistura Fina, Pullman, Lincoln.
Com os maços repetidos eram feitas "cordas" ou "correntes", usadas em alguma brincadeira inventada para isso (a imaginação era fértil).








11 comentários:

Mauro Junio disse...

Q raridade hein cara, tenho alguns em casa mas sou bem jovem , tenho apenas 25 anos e faz tempo q n mexo na coleçao gostei muito de ver esses me lembrou a minha infancia..

"blcamargo" disse...

Valeu, Mauro!
Grato pela visita e comentário
Grande abraço

colecionador disse...

GOSTEI MUITO DE VER AS MARCAS DE CIGARROS EU TENHO UMA COLEÇÃO LINDA COM UNS 20.000 MAÇOS SE SOUBER ALGUEM QUE TENHA COLEÇÕES PARA VENDER OU TROCAR MEU E-MAIL ALCENIRMARCOS@BOL.COM.BR

Unknown disse...

Bom dia alguém tem interesse de comprar possua algumas repetidas Mackenzie, Moulin Rouge, Majestic, Manchester, Negeitos, Maracanã, CL Caruso luxo, LS, Presidente, Piccadilly, Filigrana entre outras.
11 970722794 André.

Gustao disse...

Boa noite essas embagens antigas e da hora muito interessantes, tenho algumas e gostaria de comprar algumas whats 11 983118875 se fazer um preço legal ai sim blz

baldmurilo disse...

boa tarde...lindas marcas...sou colecionador e estou mexendo diariamente em minha colecao; pretendo aos poucos conseguir marcas mais antigas como essas citadas acima; se houver alguem que possa me ajudar, agradeço! meu whats 47 999675383, e email: baldmurilo@gmail.com;

Walter Thadeu Simões Oliveira disse...

Uma que eu tinha e nunca esqueci era o Caporal Douradinho.

Unknown disse...

Boa tarde tenho uma variedades de marcas dos anos 60 ,70 e 80 e 90 e tenho uma coleção de caixas de fósforos antigas com o conteúdo intacto (11)944881808 Antonio

Unknown disse...

Tenho uma grande variedade dos anos 60 ,70 ,80 e 90 e também uma coleção de caixa de fosforo antigos sem uso 11 944881808

Unknown disse...

Muito legal relembrar, na adolescencia fiz coleção, mas não guardei. Hoje relembro com saudades. Vi uma especial para mim, ALFA tinha de 11 p 12 anos fui guardando um dinheirinho e comprei um maço p fumar escondido. Escondi num sofa velho e fui fumando, um dia cheguei da escola e cade o sofa. Meu pai tinha posto na carroça de lixo. Menos mal, ja pensou se ele tivesse achado.

Marcello disse...

Tenho esses sem dobra. Tenho uma coleção inédita onde os maços foram retirados da máquina na fábrica antes de serem dobrados. Alguns raridade dos anos 50 poucos dos 60 e vários anos 70, 80 e 90. Venderei a 50 reais cada e os dos anos 60 terão valores de 3 dígitos. Interessados podem entrar em contato.