quinta-feira, 15 de julho de 2010

IMAGENS - Cartaz: Seriado "O Besouro Verde"

Mais um super-herói americano sem super poderes (como o Batman, Flash Gordon e muitos outros). Além de lutar com os bandidos, tinha que fugir da polícia, que o considerava um fora-da-lei.
Nas horas vagas, quando não estava brigando com o submundo do crime, ele era um pacato dono de jornal, em Chicago (diferente de Batman, que era um milionário desocupado).
Para ajudá-lo na "limpeza" da cidade (que a bandidagem tomava conta) tinha a ajuda do companheiro oriental "Kato" (seu mordomo na vida "civil") que era muito bom em artes marciais (atentar para o tipo de máscara que ele usava).
O Besouro foi criado para o rádio, nos anos 30. Na década seguinte chegou ao cinema americano. Aqui, só nos anos 50 a garotada pôde assistir aos seus seriados. Eles tinham pouco mais de 10 capítulos (como todos os outros) com duração de 15 minutos cada um, passava antes do filme principal (que era de censura livre, é claro) e em apenas um determinado dia da semana. Nos anos 60 a TV americana produziu uma nova versão, que passou aqui também.
Destaque especial para o histórico tema musical. Era uma musiquinha formada por sons que pareciam zumbido de inseto. Mas ... era, nada mais nada menos, que a famosa música clássica (de compositor russo) "THE FLIGHT OF THE BUMBLEBEE" ( "O Vôo do Besouro"). São aproveitadas as partes em que um instrumento da orquestra imita sons do ruído de abelhas, besouros, mosquitos, etc. Vale a pena ouvir um pedacinho, para relembrar os velhos tempos de matinê (clicar na telinha abaixo).Agora uma curiosidade "ginasiana": a ciência mostra que o vôo do besouro é impossível, pelo seu tamanho em relação às asas pequenas e finas.
(Mas, não sabendo disso... ele voa!).
Em 2011 está prevista estréia de nova versão do "Besouro Verde", em final de produção.





Outros seriados aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: