sexta-feira, 30 de abril de 2010

IMAGENS - Velharia: Relógio de Bolso

Quem, dos "mais vividos", não tem esta cena no cantinho da memória: um circunspecto senhor tirando do bolsinho do colete ou da calça um relógio sem pulseira e preso à roupa por uma correntinha (às vezes sem ela). Podia ser nosso avô, nosso pai, ... Um ato corriqueiro (de ver as horas) feito com elegância e cerimônia.
Até os anos 50 isso era comum. Depois foi rareando com o passar dos anos.
Os relógios de bolso davam distinção ao seu dono. Alguns modelos, mais sofisticados, tinham uma capa de metal, da mesma cor do relógio, que servia para proteger o vidro. Para ver os mostradores era preciso levantá-la. Um movimento a mais, mas que não aborrecia o dono.
Antiguíssimo, começou a ser desbancado no início do século XX pelo de pulso que, dizem, foi inventado pelo nosso Santos Dumont (?).
Com certeza a praticidade de se ver a hora no pulso é que levou o relógio de bolso à "aposentadoria", apesar do seu charme. Hoje ele é, basicamente, objeto de adoração por colecionadores, atingindo altos preços. Interessante: Não se via mulher com esse tipo de relógio. Será por falta de bolsinho?








Mais velharias aqui e aqui.

Um comentário:

Dr. Mario de Oliveira e Silva Filho disse...

Olá,,, duas correções: O relógio de pulso não foi inventado por Santos Dumnont. Outras celebridades" da época já o possuiam. As mulheres de famílias mais abastadas também usavam relógio de bolso - pequeno, pendurado ao pescoço por um cordão de ouro.
Espero que ajude.
Abraços cordiais, Dr. Mario.