quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FATOS - Programas de TV

"O Homem do Sapato Branco" (TV GLOBO/SP - 1966). Foi o pioneiro na exploração da miséria humana na TV (o chamado "mundo cão") e era apresentado por seu criador Jacinto Figueira Júnior. Ele ficava sentado ou andando em frente aos convidados (moradores de rua, doentes, casais em briga, marginais "pés-de-chinelo", pessoas relatando seus dramas, etc), com insistentes "closes" nos sapatos brancos que usava.


1966

























Apesar do extraordinário sucesso popular (ou por isso) não teve vida longa: no final de 1968 foi extinto, por determinação da censura do governo militar. Fez escola. Até que suas reportagens eram bem inocentes, se compararmos com as dos programas atuais, de mesma linha. (veja outros programas aqui e aqui)










JACINTO  FOI ELEITO  DEPUTADO ESTADUAL  POR  SÃO PAULO   NA
ELEIÇÃO DE 1966 (E CASSADO EM
1969).

















O SUCESSO ERA TANTO QUE ATÉ "RENDEU" UMA MARCHINHA PARA O CARNAVAL DE 1967


Após tanto tempo na "geladeira",  ele e seu programa voltaram à televisão  em 1979 (pela TV RECORD e, depois em outras emissoras). Mas nunca mais alcançou o  mesmo sucesso.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Homem do sapato Branco, voltou a Tv na década de 80, também com o mesmo apresentador. Não lembro o canal, provavelmente, na Bandeirantes ou Manchete.